sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mitos e verdades sobre o câncer


Em um passado não muito distante, as pessoas evitavam até falar o nome da doença; no máximo, referiam-se a ela como "doença ruim". Hoje, graças aos avanços da ciência e aos inovadores tratamentos médicos, muitos tipos de câncer são totalmente curáveis, principalmente se descobertos no estágio inicial.

A doença, entretanto, continua em uma escala crescente no mundo: a cada ano são diagnosticados cerca de 10 milhões de novos casos, número que subirá para 15 milhões em 2020, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde.

A informação é fundamental para o enfrentamento da doença. Segundo o médico oncologista Amândio Soares Fernandes Junior, da Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas -, o câncer é uma das doenças crônicas com maior índice de cura, mas o desconhecimento de vários aspectos leva a informações distorcidas. "Mesmo nos casos que não são curáveis, pode-se aumentar o tempo de sobrevida ou melhorar substancialmente a qualidade de vida do paciente", garante o especialista, que esclarece algumas dúvidas comuns:

Câncer tem cura?

Diversos tipos de câncer são potencialmente curáveis, particularmente se detectados numa fase mais precoce. Alguns tipos de câncer, mesmo detectados em fases mais avançadas, também são potencialmente curáveis, como o câncer de testículo, coriocarcinoma, linfoma e outros.

Câncer é hereditário?

O câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do individuo. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%) e a maioria está relacionada à exposição a fatores ambientais (tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar etc.).

Estresse, depressão e outros problemas psicológicos podem causar o câncer?

Alterações no sistema imunológico podem predispor ao aparecimento do câncer e existem alguns estudos que relacionam o estresse, depressão e outros distúrbios psicológicos a alterações no funcionamento do sistema imunológico do indivíduo. Entretanto, o nexo causal direto entre o estresse e a depressão com o aparecimento do câncer ainda não foi demonstrado.

Quais os tumores mais frequentes? Um nódulo é necessariamente um câncer?

Os tumores mais frequentes são os de pele não melanoma, mama, próstata e pulmão. Um nódulo pode ser um tumor benigno ou até mesmo uma lesão não tumoral. Somente os tumores malignos são sinônimos de câncer.

Há de fato o período de cinco anos para garantir que a pessoa não terá mais a doença?

Não existe um período arbitrário, mas a chance de recidiva do tumor, de um modo geral, diminui com o passar do tempo a partir do tratamento.

É verdade que quando o câncer aparece novamente, a doença já não tem cura?
Cada situação deve ser individualizada, e em vários casos de recidiva a doença ainda é potencialmente curável.

As células-tronco podem ser a luz no fim do túnel?

A tecnologia das células-tronco pode ser útil em alguns casos e já é utilizada, por exemplo, em casos de transplante de medula óssea relacionado ao câncer. Vários estudos ainda estão em andamento na tentativa de ampliar a sua utilização de forma eficaz e segura.

A quimioterapia e a radioterapia fazem mal às pessoas?

A quimioterapia e radioterapia podem levar a efeitos colaterais específicos, mas que na maioria das vezes são manejáveis. Essas formas de tratamento fazem parte do arsenal terapêutico no combate ao câncer e deve-se discutir com o paciente a relação risco-beneficio de sua utilização.

Qual a influência da dieta na prevenção ou aparecimento do câncer?

A dieta, juntamente com diversos outros fatores ambientais (tabagismo, exposição solar, infecções etc,), está relacionada ao aparecimento do câncer. Ainda faltam evidências incontestáveis de que uma dieta pobre em gordura saturada, rica em frutas, verduras e fibras diminui significativamente a incidência de câncer, apesar de alguns estudos preliminares apontarem para essa associação.

O consumo de carne vermelha aparentemente aumenta o risco de desenvolvimento de câncer do intestino grosso, e a ingestão de tomate aparentemente protege contra o aparecimento do câncer de próstata. A ingestão de quantidades diárias satisfatórias de vitamina D e cálcio também podem ser fatores protetores contra o aparecimento do câncer de intestino.

Adoçantes provocam câncer?

Apesar de inicialmente terem surgido suspeitas do potencial cancerígeno de adoçantes com ciclamato, aspartame e sacarina, estudos subsequentes não foram capazes de confirmar essa associação.

A pílula anticoncepcional provoca câncer?

Não existem estudos definitivos que permitam uma associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer. O uso da pílula pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de ovário. A terapia de reposição hormonal na pós-menopausa aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.

O álcool é fator de risco para o câncer?

O consumo de álcool está relacionado ao câncer de cabeça e pescoço, esôfago, intestino e mama.

O cigarro causa apenas câncer de pulmão?

O cigarro está relacionado ao aparecimento de diversos tipos de câncer: boca, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, pulmão etc.

Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?

Os dois tipos mais frequentes de câncer de pele (células escamosas e basocelular) têm sua incidência elevada com o aumento da idade.

O câncer causa esterilidade em homens e mulheres?
De uma forma geral não, mas os tratamentos relacionados ao câncer podem levar à esterilidade.

O câncer de próstata causa impotência?

O tratamento do câncer de próstata pode levar à impotência, mas não são todos os pacientes tratados para o câncer de próstata que ficam impotentes. Depende da idade do paciente, tipo de tratamento e outros fatores são importantes.

Homem também pode ter tumor de mama?

Cerca de 1% dos tumores malignos da mama acontecem no sexo masculino.

Anemia transforma-se em leucemia?

A anemia é a denominação dada à queda dos níveis de hemoglobina. Há diversas causas, sendo a leucemia uma das causas de anemia.

Câncer pode induzir a depressão?
Os pacientes com o diagnóstico de câncer, por uma série de razões (medo da morte, tratamento etc.), estão sujeitos ao aparecimento de depressão. Ela pode levar a uma dificuldade maior para enfrentar o tratamento e ser um empecilho para o sucesso terapêutico e melhoria de qualidade de vida.

FONTE: http://www.jornaldaorla.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário