sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Artistas criticam truculência do governo tucano e Alckmin passa vexame


Nesta terça-feira (24), a cerimônia de entrega do Prêmio Governador do Estado para Cultura 2011, em São Paulo, foi palco de mais um protesto contra a truculência empreendida pelo governo do Estado em operações policiais recentes.

Em seu discurso de agradecimento, os diretores do filme "Trabalhar Cansa", Juliana Rojas e Marco Dutra, que conquistaram o prêmio, leram um manifesto de cerca de três minutos. No texto, eles criticaram os episódios de violência contra a população na Universidade de São Paulo (USP), a operação sufoco realizada na região da "Cracolândia" e a ação de desocupação urbana Pinheirinho, em São José dos Campos, interior paulista.

Para os cinestas, mais uma vez, o governo assume a dianteira e garante "os interesses da seleta casta de milionários e bilionários. A política do coturno em prol do capital vem ganhando espaço. Assim está acontecendo na higienização do bairro da Luz, em São Paulo, preparando-o para a especulação imobiliária; assim vem acontecendo na repressão ao movimento estudantil na USP, minando a resistência à privatização do ensino; assim acontece no campo brasileiro há tanto tempo, em defesa do agronegócio", protestaram eles.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Santos-SP comemora 466 anos com ampla programação



De A Tribuna On-line

Nesta quinta-feira, dia em que a cidade de Santos comemora o 466º aniversário, haverá uma ampla programação em diversos pontos do município. O início dos eventos será na Praça da República, às 8 horas, com a deposição de flores no monumento a Braz Cubas, fundador de Santos.

No Santuário do Valongo, às 9horas, haverá missa celebrada pelo frei André Becker. Além do aniversário da cidade, a cerimônia religiosa comemora os 372 anos de fundação da igreja e 25 anos de elevação à categoria de santuário.

Também haverá inauguração de equipamentos, às 10h30. No Laboratório de Controle Ambiental da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), no posto 3 (praia do Gonzaga), um conjunto de placas de captação de energia solar, vão alimentar a iluminação na parte externa. O objetivo é tornar o prédio, que abriga a Secomb (Seção de Controle de Balneabilidade), autossustentável. Às 11h, será realizada sessão solene na Câmara Municipal, no Castelinho.

Até domingo, das 8h às 18h, a Feira de Orquídeas no viveiro de plantas do Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), reformado pela prefeitura, é outra atração.

Passeio ciclístico

A Associação Brasileira de Ciclistas promove nesta quinta passeio ciclístico, com concentração às 9h, na Praça das Bandeiras, Gonzaga, e saída, às 10h. Os participantes pedalarão até o Outeiro de Santa Catarina (Centro Histórico), marco de fundação da cidade, retornando ao ponto de partida.

Podem participar pessoas de todas as idades, mas crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais. No final, haverá sorteio de uma bicicleta.

Agenda Cultural

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, espetáculo infantil e teatro de rua. São algumas das atividades da agenda cultural desta quinta-feira, em comemoração ao aniversário da cidade.

A programação começa no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino), com a estreia da ‘3ª Mostra de Teatro Olho da Rua’ e do ‘10º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua’, envolvendo três exibições.

Às 16h30, será apresentada a montagem ‘Terra Papagalli’, da Trupe Olho da Rua (Santos) e, na sequência, às 18h, a produção ‘Ubu rei’, da Cia Boccaccione (Ribeirão Preto). Já o Teatro Aberto (Praça dos Andradas, 102, Centro Histórico) reserva, às 22h, o espetáculo ‘Corinthians meu amor’, da Brava Cia (São Paulo).

O Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico) abriga, às 17h, a peça infantil ‘Cinderela Brasileira’, da Casa 3 de Artes (Guarujá). Os ingressos - dois por pessoa -, devem ser retirados na bilheteria uma hora antes.

A principal atração acontece às 20h, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico), com o concerto da Orquestra Sinfônica de Santos, sob regência do maestro Luís Gustavo Petri, e com participação especial da cantora Mônica Salmaso e do pianista André Mehmari.

A Sinfônica vai tocar somente músicas brasileiras, de autores como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Luís Tatit, Edu Lobo, Chico Buarque, Heitor Villa-Lobos e José Miguel Wisnik, além de composições próprias de Mehmari.

Os ingressos gratuitos começaram a ser entregues na quarta-feira. Em caso de sobra, o restante será distribuído quinta, a partir das 14h, na bilheteria do Coliseu (dois por pessoa).

Fonte: http://www.atribuna.com.br/

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sobre reintegração, a ex-moradora de Pinheirinho dona Josefa diz que "Deus está vendo tudo"


Incerteza provoca angústia em moradores do Pinheirinho

Com a reintegração de posse praticamente consumada, os moradores que deixaram a comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, vivem agora a angústia da incerteza. Sem saber exatamente que rumo irão tomar, os que ainda não retiraram seus pertences de dentro de casa temem não rever em boas condições o pouco que têm.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um dos alojamentos provisórios para as famílias que deixaram o terreno. O espaço é dividido basicamente por crianças e idosos, além de alguns adultos. As pessoas se acomodam como dá. Os bancos ficaram juntos, próximo ao altar, enquanto colchões foram espalhados na parte de trás do templo.

O local foi onde Josefa Diniz, 75 anos, passou as últimas noites. Aos poucos ela coutou sua história, que ficou no bairro onde viveu nos últimos cinco anos. Abatida, ela disse que mal conseguiu comer nos últimos dias.

"Aqui não falta comida, mas o problema é que ela não desce. A garganta está travada, o coração apertado. Não adianta engolir. O que ficou para trás, a gente não esquece", disse ela.

Josefa recebe benefício do INSS e tem descontados, por mês, R$ 92 por conta do material de construção que comprou no início do ano passado para melhorar a sua moradia. Parte desse material ficou empilhado no quintal, já que a condição financeira ainda não havia permitido o início da obra. O valor ainda será descontado pelos próximos dois anos, tempo até o fim do financiamento.

Raimunda Souza Ávila, 58 anos, é outra que aguardava notícias sobre os pertences. O marido foi ao local durante a manhã para reaver as coisas da família. "Quem está indo na frente está desesperado. Nem todo mundo está conseguindo tirar tudo direitinho. Eles (a polícia) não podem fazer isso com a gente."

Nesta terça-feira, os moradores também devem deixar a igreja para ir a outro abrigo provisório. Segundo os que estão no templo, o padre afirmou que "a obra de Deus não pode parar" e que a igreja precisa seguir a sua rotina. Procurado, ele disse que não daria entrevista. "Tenho coisas mais importantes para fazer", afirmou.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/