sábado, 30 de abril de 2011

Segurança espanca cliente negro nas Lojas Americanas Nacional

Vítima será submetida a uma cirurgia para reparar os ferimentos

No último sábado (23), o vigilante Márcio Antonio de Souza foi espancado por um segurança das Lojas Americanas, em Campo Grande (MS), acusado de furtar um ovo de chocolate, comprado em outra loja. Segundo relato da vítima ao site Midiamaxnews, o agressor não pediu a nota fiscal do produto e começou a agredi-lo depois de dizer “você é um ladrão e merece apanhar”.

Marcio garante ter sido alertado por outro segurança a correr, pois “o agressor era violento e lutador de Jiu-jitsu” e poderia matá-lo. As agressões provocaram uma fratura no nariz, ferimentos no olho, além de lesões nos lábios e no maxilar, conforme laudo do Instituto Médico Legal (IML). Marcio será submetido a uma cirurgia para reparar os ferimentos.

Em entrevista à agência de notícias Afropress, o irmão da vítima assegura que a agressão foi motivada por racismo. A unidade das Lojas Americanas não registrou nenhuma ocorrência de furto.

O caso será investigado pela Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande, que deve instaurar inquérito para apurar os crimes de racismo, lesão corporal, tortura, ameaça e calúnia.

Em 2009, o vigilante Januário Alves de Santana foi torturado por seguranças depois de ser tomado por suspeito de roubo do seu próprio carro numa loja dos supermercados Carrefour, em Osasco (SP). A vítima foi indenizada por danos morais e materiais. Os agressores foram enquadrados pelo crime de tortura, motivada por discriminação racial, medida inédita no Brasil.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br

“Trabalhadores/as do mundo, uni-vos!”


Leia o CFESS Manifesta do Dia Mundial do/a Trabalhador

“Trabalhadores/as do mundo, uni-vos!”. É com este chamamento que o CFESS convida os/as assistentes sociais brasileiros/as a comemorarem, neste 1º de maio, o Dia Mundial do Trabalhador/a.

E para homenagear a classe trabalhadora, o Conselho Federal lança mais um CFESS Manifesta, pois “a convicção na força das lutas coletivas nos move e seguimos firmes e fortes em defesa de condições de trabalho que assegurem direitos e o pleno exercício das capacidades humanas”.

O documento faz uma análise da crise do capital e convoca os/as trabalhadores/as do mundo a se unirem. “Defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salário para todos/as e, no âmbito da categoria, com muita luta, conquistamos a jornada de 30 horas para assistentes sociais. Continuamos na luta para vencer as resistências dos empregadores e fazer valer o direito conquistado legal e legitimamente”, diz trecho do CFESS Manifesta.

Fonte: http://www.cfess.org.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mulher tenta chegar ao gabinete de Dilma e é contida por seguranças


Ela driblou segurança do Palácio do Planalto e entrou no Salão Nobre.
Aos berros, e com bebê no colo, a mulher pediu habitação para os pobres.


Uma mulher que se apresentou como Eliane dos Santos Silva driblou nesta segunda-feira (25) a segurança do Palácio do Planalto e tentou subir a rampa que dá acesso ao gabinete da presidente Dilma Rousseff.

Ela foi detida pelos seguranças enquanto pedia, aos berros, para falar com a presidente e reivindicava habitação para a população de baixa renda na cidade onde mora, São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

“Todo mundo tem direito à habitação. Eu sou mãe de três filhos. Direito para pobre, não tem. Para rico, sempre arranja uma brechinha. Todo mundo aqui pensa que pobre é burro”, disse, aos prantos, com um dos filhos no colo.

Eliane entrou no Palácio do Planalto como visitante e subiu para o segundo andar, onde fica o Salão Nobre, local onde o ex-vice-presidente José Alencar foi velado no final de março. Quando tentava subir a rampa que dá acesso ao gabinete de Dilma, ela foi impedida pelos seguranças.

A mulher foi encaminhada para uma sala no primeiro andar do Palácio do Planalto, onde foi recebida por assessores da Secretaria-Geral da Presidência. A Presidência informou que Eliane dos Santos foi liberada e que seu pedido sobre habitação para a população de baixa renda será encaminhado a assessores de Dilma Rousseff.

Fonte: http://g1.globo.com