terça-feira, 30 de agosto de 2011

Movimentos sociais se unem em prol da Reforma Política

Movimentos sociais iniciaram a coleta de assinaturas em favor de mudanças como proibição do financiamento empresarial às campanhas e fim dos salários extras aos parlamentares. O objetivo é recolher o maior número de assinaturas mais rápido possível.

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) apresentaram na tarde do dia 16 de agosto, a Proposta de Iniciativa Popular para a Reforma Política.

As organizações começaram a recolher as assinaturas para o Projeto também nesta terça-feira na Marcha das Margaridas 2011, onde estão presentes mais de 70 mil mulheres de todo o país mobilizadas pelo movimento sindical de trabalhadores rurais.

A exemplo do que aconteceu com a Lei da "Ficha Limpa" (LC Nº 135/2010), as instituições querem mobilizar a sociedade para a coleta de assinaturas até que seja atingido o número necessário (mais de 1 milhão) para que um projeto de lei de iniciativa popular seja votado no Congresso Nacional.

Duas propostas e mudança

Além da Proposta e Iniciativa Popular sobre a Reforma Política, existem movimentos dos próprios parlamentares dentro do Congresso. Entretanto, as concepções de reforma são diferenciadas, como explica José Antônio Moroni, membro do colegiado do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
"O parlamento faz somente a reforma do sistema eleitoral, ainda assim de maneira muita reduzida. Assim, os únicos interessados no debate são eles mesmos. Nós trabalhamos com a mudança do sistema político, do controle e do exercício o poder político". Entretanto, algumas questões defendidas pela Iniciativa Popular já foram incorporadas no debate dentro do Congresso, como o financiamento público de campanha.
De acordo com Carmen Silva, representante da Articulação das Mulheres Brasileiras, a proposta de Iniciativa Popular pretende resgatar o crédito do sistema político brasileiro frente à população e possibilitar sua inclusão no debate. Neste sentido, o documento final foi redigido também a partir dos anseios dos cidadãos manifestados em diversos encontros nacionais e estaduais e durante a consulta pública online do texto prévio. "Consolidamos esse documento e com ele queremos coletar um milhão de assinatura para que entremos no Congresso com a força política", ressalta Carmen.

Pelo fim da Corrupção

Um dos objetivos da Proposta e Iniciativa Popular sobre a Reforma Política é a criação de instrumentos que evitem a corrupção no Congresso de maneira mais efetiva. A principal delas é o financiamento público de campanha. Como explica Carmen Silva, hoje as campanhas de eleição dos deputados são financiadas por empresas privadas, e após empossados, os candidatos ficam relacionados a estas entidades. Com o financiamento público de campanha a existência deste vínculo é evitada. "Não é que acaba com a corrupção, mas é um passo significativo contra as possibilidades de corrupção que se dá no congresso nacional", declara Carmen.
Outras medidas de enfrentamento à corrupção parlamentar é a inclusão das comissões de ética do legislativo representantes da sociedade civil escolhidos pela própria sociedade; o acesso da justiça eleitoral às informações fiscais e a movimentação financeira dos candidatos; e os partidos políticos serem obrigados a prestarem contas publicamente, não só no momento eleitoral.
A proposta incide ainda sobre a diminuição do pagamento do 15º salário dos parlamentares. "O parlamentar é um cidadão como outro. [A meta] é melhorar a qualidade do político equiparando com o cidadão comum".

Coleta inovadora


A estrutura de recolhimento das assinaturas para a iniciativa popular já segue a mudança que é a proposta: qualquer documento é válido para assinar a iniciativa, e não só título de eleitor. "[Na coleta para] o Ficha Limpa levou dois anos por causa desse instrumento do título eleitoral; com essa simplificação esperamos que esse tempo encurte consideravelmente", afirma Osires Barboza de Almeida, integrante do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE).


domingo, 28 de agosto de 2011

Uma trajetória de sucesso!! Conheça a história de Gil Duarte, vocalista da Banda Meninos do Agreste


UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Um garoto que morava no campo e que tinha um dom e um sonho. No DVD, um clipe com a participação dos pais de Gil Duarte, mostra como era a vida do cantor quando morava em Adustina-Bahia. O violão na mão e o apoio dos pais era o que alimentava o sonho de Gil. Um momento emocionante é quando o filho se despede da sua mãe, deixando o interior para realizar o sonho, ganhar as multidões e o sucesso.

O baiano, Gil Duarte, mora em Lagarto há um ano e oito meses. Ele cresceu na zona rural da cidade de Adustina e começou a cantar com 11 anos. “Tudo começou quando eu ia para as festas rurais com o meu avô, Zé Faustino.”, conta Gil. O vocalista que sempre esteve em contato com os animais, morou no campo até completar 19 anos. Gil Duarte hoje é uma das revelações nos principais circuitos de vaquejada do país.

Reencontrando as origens - Gil começou a carreira cantando forró, e há quase dois anos se apaixonou pelas vaquejadas. “A vaquejada tem mais sentimento, a música tem mais letra. É uma letra que lembra o homem do campo. Reencontrei as minhas origens.”, disse. As músicas românticas de Gil Duarte atingem todos os públicos e chegam rapidamente aos jovens. Com Gil, as festas de Vaquejada estão com cara nova.

A música de trabalho é “Passa” e, assim como todas as músicas do DVD, é inédita e de autoria do Gil Duarte. A primeira música do álbum “Não vou te perdoar”, o vocalista disse que se inspirou depois de um relacionamento rápido. “Quando vou compor é um momento único. Normalmente a música sai mais forte quando estamos passando por algum problema, seja ansiedade, sentimental, financeiro, ou qualquer outro. As lembranças da infância também me ajudam a compor.”, disse.

Em todos os shows uma cena se repete. Antes de entrar no palco, o cantor se benze e reza de joelhos, agradecendo. O garoto de Adustina realizou o seu sonho!

Os fãs podem acompanhar Gil Duarte e a Banda Meninos do Agreste pelo Twitter e também no Facebook.

Fonte: http://adustinanet.blogspot.com/