domingo, 11 de setembro de 2011

Há 10 anos, o mundo mudava



Especialistas de diversas áreas analisam como, ao longo dos últimos 50 anos, chegamos ao atentado de dez anos atrás

Por >>>Joana Tavares e Eduardo Sales de Lima,

da Redação -Brasil de Fato.

Deixou de ser uma data qualquer. No botequim, na escola, no escritório, no Brasil ou em outro país, quando alguém menciona “11 de setembro”, o interlocutor logo relaciona à manhã daquele dia de 2001 em que dois aviões comerciais se chocaram contra as Torres Gêmeas, o World Trade Center, em Nova York.

Os prédios desmoronaram em duas horas. Outro avião caiu sobre o Pentágono, nos arredores de Washington, e um quarto na Pensilvânia. Ao todo, cerca de três mil pessoas, incluindo os 19 sequestradores dos aviões, morreram. O mundo mudou. O imperialismo, regido por George Walker Bush, iniciava sua jornada de “luta contra o terror”. Com ela, viriam invasões territoriais, assassinatos de civis, torturas. Que continuam mesmo após o recente assassinato do mentor dos ataques, o líder da Al Qaeda Osama Bin Laden.

Entretanto, outros eventos que “mudaram” o mundo nos últimos 50 anos também completam “aniversários redondos”. A declaração do caráter socialista da Revolução Cubana e a posterior Invasão da Baía dos Porcos, em 1961; o fim do sistema de Bretton Woods, em 1971; o início da era Ronald Reagan, em 1981; e o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), em 1991, marcaram a história contemporânea e contribuem para a compreensão do 11 de Setembro.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br/