sábado, 10 de março de 2012

Iraque: 14 jovens são mortos a pedradas por serem "emo"


Pelo menos 14 jovens foram apedrejados até a morte em Bagdá nas últimas três semanas em uma suposta campanha de militantes xiitas contra adolescentes que se vestem com o estilo chamado de "emo". Segundo a Reuters, xiitas distribuíram listas neste sábado identificando mais jovens marcados para serem mortos caso eles não mudem as roupas que usam.

As mortes ocorreram depois que o Ministério do Interior iraquiano chamou a atenção, no mês passado, para a cultura "emo". As autoridades chamaram-na de "satanismo" e ordenando a polícia comunitária a combater a moda entre os jovens. "Emo" é um gênero de música desenvolvido nos Estados Unidos,e seus fãs são conhecidos por suas roupas características, geralmente com calças jeans justas, camisetas com nomes de bandas ou marcas e cabelos alisados.

Ao menos 14 corpos foram levados a três hospitais na região leste de Bagdá com sinais de agressão com pedras ou tijolos, segundo fontes de segurança e dos hospitais que falaram à Reuters sob condição de anonimato. Seus outros jovens, incluindo duas garotas, ficaram feridos em espancamentos interpretados como alertas, de acordo com as fontes de segurança.

"Na semana passada, eu assinei os atestados de óbito de três desses jovens, e a causa da morte que eu escrevi foi graves fraturas no crânio", disse um médico do hospital al-Kindi. "Uma pancada muito forte na cabeça causou essas fraturas, que esmagaram totalmente o crânio da vítima", afirmou.

Um folheto distribuído no bairro xiita de Bayaa, no leste de Bagdá, tinha 24 nomes de jovens marcados para morrer. "Nós alertamos você fortemente, a todos os homens e mulheres obscenos, se você não deixar esse trabalho sujo dentro de quatro dias, a punição de Deus descerá até você na mão dos Mujahideen", dizia o anúncio. Outro folheto em Sadr City listava 20 nomes. "Nós somos as Brigadas do Ódio. Nós avisamos, se você não voltar à sanidade e ao caminho certo, você será morto", dizia o papel.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/

sexta-feira, 9 de março de 2012

Guarujá-SP: ex-secretário de Educação é executado a tiros durante reunião

Corpo de ex-secretário de governo de Guarujá é sepultado.
Ricardo foi morto aos 47 anos, durante reunião


O corpo do ex-secretário de governo do Guarujá, Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira, morto na noite desta quinta-feira durante uma reunião do Partido Pátria Livre (PPL), foi sepultado na tarde desta sexta-feira, no Cemitério Municipal da Cidade, conhecido como Vila Júlia. O enterro foi acompanhado por milhares de pessoas, entre familiares, amigos e políticos da região.

Ricardo Joaquim foi morto com ao menos cinco tiros durante uma reunião improvisada do PPL em um imóvel na Rua Mário Silveira, 305, no Jardim Conceiçãozinha, por volta das 20 horas. Um homem com capacete de moto e com uma arma calibre 45 na mão invadiu o local e em meio a dezenas de partidários e filiados, se aproximou da vítima e efetuou os disparos contra ela, que não conseguiu fugir. O revólver é de uso exclusivo das Forças Armadas.

Testemunhas afirmam terem visto outras três pessoas com o atirador. Era um homem alto e forte, com grande porte físico. O grupo estava dividido em duas motos, cujo emplacamento não foi anotado e o paradeiro é desconhecido.

Nesta manhã a Secretaria Municipal de Comunicação de Guarujá divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido. Durante a noite, o órgão disse que não iria se pronunciar.

"A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, recebeu com tristeza e indignação a notícia do trágico assassinato do amigo e ex-secretário executivo de Coordenação Governamental, Ricardo Joaquim Augusto de Oliveira. Antonieta ressalta que estamos diante da perda de um valoroso amigo e de um cidadão extremamente empenhado com a Cidade e que se solidariza com a esposa, filhos e família.

A chefe do Executivo salienta que “em que pese a recente saída do Governo, era um companheiro que se entregou de coração e alma, ajudando a construir um projeto político que melhore o nosso Município”. Por fim, a prefeita ressalta que “é inadmissível perder amigos, como Ricardo Joaquim, e que não medirá esforços para o esclarecimento do caso, pois não podemos aceitar que fatos como este continuem a acontecer na Cidade, impunemente. A prefeita já solicitou uma reunião com o Governo do Estado para tratar do assunto.

Recuperação

De acordo com o presidente estadual do PPL, Miguel Manso, Ricardo Joaquim havia sido exonerado do Governo de Guarujá para se recuperar de problemas de saúde. O partido teria encaminhado uma carta à prefeita Maria Antonieta de Brito cobrando explicações.

”Na carta, a prefeita disse que o afastou por serem muito amigos. Ela queria que ele cuidasse de sua saúde, mas na próxima semana, eles irão se reunir para discutir assuntos políticos”, menciona.

À reportagem de A Tribuna, o ex-secretário, considerado o homem forte do Governo informou que estava surpreso com sua saída, principalmente pelo fato de estar licenciado. O político havia feito no dia 2 de fevereiro uma cirurgia no abdômen. Ricardo Joaquim mencionou, ainda, que sua saída poderia ter sido motivada pela cobrança para melhorar a área da Educação.


Execução sumária

Entre 40 pessoas, um único alvo. Após ouvir cinco testemunhas que presenciaram a execução sumária do ex-secretário de Governo de Guarujá, Ricardo Joaquim de Oliveira, de 47 anos, a investigação da Polícia Civil de Guarujá tem a certeza de que o crime foi premeditado. Sem descartar nenhuma hipótese - acerto de contas, relação política ou até mesmo algum desafeto pessoal - a investigação trabalha com o intuito de tentar descobrir o que motivou o assassinato e quem foi o mandante.

"A polícia de Guarujá é bem estruturada e está toda mobilizada para solucionar o caso", garantiu o diretor em exercício do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 6, delegado Frederico Calvo Fernandez, que colocou à disposição da Cidade apoio estrutural e de agentes para auxiliar nas investigações do ocorrido. "Estamos acompanhando de perto desde a noite desta quinta-feira. A fase inicial não nos permite afirmar nada, apenas levantar hipóteses", explicou.

Ricardo Joaquim foi morto com ao menos cinco tiros durante uma reunião improvisada do Partido da Pátria Livre (PPL) em um imóvel na Rua Mário Silveira, 305, no Jardim Conceiçãozinha, por volta das 20 horas desta quinta-feira. Um homem com capacete de moto e com uma arma calibre 45 na mão invadiu o local e em meio a dezenas de partidários e filiados, se aproximou da vítima e efetuou os disparos contra ela, que não conseguiu fugir. O revólver é de uso exclusivo das Forças Armadas.

Testemunhas afirmam terem visto outras três pessoas com o atirador. Era um homem alto e forte, com grande porte físico. O grupo estava dividido em duas motos, cujo emplacamento não foi anotado e o paradeiro é desconhecido. "Acho difícil a existência de milícias no Guarujá trabalhando em função de terceiros", acredita o diretor do Deinter. "O homem que efetuou os disparos pode tanto ser um militar como também um bandido", completou ao ser questionado sobre o armamento restrito utilizado.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/

domingo, 4 de março de 2012

Cubatão-SP: transtornado com o final da relação, pai mata filha de seis anos e depois se suicida


O pedreiro Ancelmo Alves de Souza, de 35 anos, enforcou a filha, Kessy Lorrane Alves da Conceição, de apenas 6, e depois se matou do mesmo modo. O homicídio seguido de suicídio foi cometido na casa do pai da criança, em Cubatão, e ocorreu supostamente entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, segundo avaliação de peritos criminais.

Por volta das 10h30, o pai de Ancelmo estranhou o fato de o filho não ter ido trabalhar e foi até a casa dele, na Rua Maurino de Oliveira Moura, 92, no Jardim Nova República, mais conhecido por Bolsão 8. Através da janela, ele se deparou com uma cena macabra: os corpos do filho e da neta estavam completamente suspensos por um fio de arame, um próximo do outro, quase se tocando.

Uma extremidade dos fios de arame estava enrolada ao pescoço de Ancelmo e de Kessy, enquanto a outra se encontrava presa ao caibro de sustentação do telhado. Na porta do guarda-roupa havia um bilhete grudado, no qual o pedreiro pede perdão para os atos que estava na iminência de praticar. Em outro bilhete encontrado na moradia, o pai da menina solicita que rezem por ele.

Crack e cocaína

O delegado Francisco Lanfredi compareceu ao local da tragédia e apurou que Kessy era a única filha de Ancelmo e Eliane Maria da Conceição, de 33 anos. O casal viveu junto durante dez anos, mas a mulher decidiu se separar há alguns meses. Segundo ela, o ex-companheiro estava consumindo bastante cocaína e crack, vendendo inclusive bens do lar para sustentar o vício.

Irmã de Ancelmo, Tereza Cristina Alves de Souza disse que ele ficou agressivo, revoltado e nervoso após a separação, mas se mostrava bastante amoroso com a filha. Com o término do relacionamento do casal, a garota passou a residir com a mãe em outro imóvel, no mesmo bairro. Familiares do pedreiro contaram que a garota deveria ser levada para a casa de Eliane às 22h30 de sábado.

Poucos antes desse horário, o pedreiro teria estado em uma igreja. A menina se encontrava vestida e estava com a boca amordaçada por um pedaço de pano e fita isolante. Vizinhos afirmaram que não ouviram nada de anormal e ficaram chocados quando souberam do ocorrido. A notícia do caso logo se espalhou pelo bairro, atraindo dezenas de pessoas à frente da casa de Ancelmo.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/