sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Santos-SP:homem em Situação de Rua é morto por espancamento em Santos


Execução ocorreu neste local, no Paquetá. Vítima tinha 47 anos e não tinha passagem criminal

O morador de rua Paulo Roberto Rodrigues Neves, de 47 anos, foi morto por espancamento na noite desta quinta-feira, no Paquetá, em Santos. Encontrado ainda com vida debaixo de um caminhão, foi colocado por populares sobre um banco. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Denúncia anônima fez com que equipes da Polícia Militar fossem acionada até o local do crime, na Rua Luíza Macuco, próximo ao número 25, por volta das 23h30. No local, estava Neves, já desfalecido, com cortes profundos na cabeça e hematomas espalhados pelo tronco e membros, inferiores e superiores.

Investigadores da Polícia Civil conseguiram apurar que a vítima dormia pela região. Ela foi encontrada morta deitada em um elevado, mas não sofreu a violência no local. Antes, estava sob a carroceria de uma carreta estacionada nas proximidades. Suspeita-se que Paulo tenha se envolvido em uma briga.

O caso está registrado na Central de Polícia Judiciária da Cidade e será investigado pelo 1º Distrito Policial.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

No último dia, ProUni já supera 1 milhão de estudantes inscritos



Prazo termina às 23h59 desta quinta-feira (19).
Primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro.


No último dia de inscrições, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação registrou 1.029.818 candidatos até o meio-dia desta quinta-feira, (19). Como os estudantes podem fazer até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.974.127. O prazo termina às 23h59.

Cada estudante tem a opção de concorrer em até duas opções de curso, por isso o número de inscrições é quase o dobro do número de inscritos.

Os estados com maior número de inscrições até as 12 horas desta quinta foram São Paulo, com 371.083; Minas Gerais, 235.945; Bahia, 141.232; Rio Grande do Sul, 133.609, e Rio de Janeiro, 129.929.

A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas. sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.

A oferta de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior já foi divulgada no site do programa. O Ministério da Educação disponibiliza na página do ProUni o sistema de pesquisa por curso e por município das ofertas de bolsas de estudo de instituições privadas de ensino superior (universidades e centros universitários) participantes do programa.

Participam 1.321 instituições privadas de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior estará disponível para consulta no portal do Prouni nos próximos dias.

No processo do ProUni, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição.

Calendário

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino, apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Critérios

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Criado em 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Fonte: http://g1.globo.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Base Naval de Aratu: Marinha barra entrada do Incra no Quilombo Rio dos Macacos


Idosa vive há 111 anos no local



Antropólogos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tentaram voltar à comunidade de Rio dos Macacos, mas continuaram sem conseguir iniciar os estudos que vão compor o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), segundo informações do site da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR).

A elaboração do documento é a primeira etapa do processo de demarcação do território tradicional e precisa ser concluído o mais rápido possível, já que, de acordo com a determinação judicial, os quilombolas têm que deixar o local no dia 4 de março, quando vence o adiamento da ordem de despejo suspensa em novembro. Na ocasião, as responsáveis pela elaboração do estudo apresentaram a ordem de serviço do Incra que autorizava a entrada na comunidade, além do comunicado recebido pela Marinha previamente. Como justificativa para impedir a entrada no território, o órgão alegou que o processo já foi concluído e que o prazo concedido, que foi de quatro meses, é para que os moradores deixem a Barragem dos Macacos de uma forma mais confortável e digna. De acordo com representantes da comunidade, a Marinha barra o RTID para que a delimitação do território quilombola não aconteça. No final de dezembro, quilombolas denunciaram o comportamento violento e desrespeitoso de fuzileiros e, em janeiro, aproveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff para protestar contra a situação.



Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/