domingo, 27 de fevereiro de 2011

12 moradores de rua são deixados em Cubatão - SP


Como se fossem objetos, 12 moradores de rua foram deixados em Cubatão por um ônibus, na Via Anchieta, próximo aos bairros cota. Eles continuaram a pé o percurso até o Centro.

Procuraram auxílio no Centro de Intervenção junto à População de Rua Migrante e Itinerante (Cimpri), mantido pela Prefeitura no Bairro Jardim Costa e Silva.

A suspeita das assistentes sociais que atuam no Cimpri é que eles tenham sido trazidos de alguma cidade do interior paulista. A assistente social Clélia Maria Ribeiro dos Santos conta que os moradores de rua estavam sob efeito do álcool e que se recusaram a revelar como chegaram.

“Conseguimos a informação de que eles vieram em um ônibus juntos porque um deles nos contou. Os demais negaram essa informação”.

Alguns dizem que vieram “da Ponta da Praia, em Praia Grande” outros que “saíram de Ubatuba”. De conexo, somente a afirmação do homem que se identificou como Klegivan. “Se tu quiser saber da nossa vida, dá pra escrever um livro”.

Todos os moradores receberam alimentação e roupas limpas. No final do dia, seis foram encaminhados para suas cidades de origem, na Grande São Paulo e ABC; três tomaram banho, se alimentaram e não quiseram ajuda. Esses, sequer deram informações básicas como nome e origem; e três foram para casa de parentes em outras cidades da Baixada.

Diretor do Departamento de Proteção Social Especial do Município, Mohamad Abdul Rahim, contou que casos como o de ontem são esporádicos, mas quando acontecem têm sempre o mesmo perfil.

Os moradores de rua quase sempre são trazidos do Interior de São Paulo. O diretor acredita que as características geográficas e econômicas da Cidade facilitem essa prática.

“Cubatão está no centro de um sistema rodoviário com acesso para várias cidades e possui um Polo Industrial que atrai trabalhadores de todas as regiões”, explica ele.

No final do ano passado ocorreu um episódio como o de ontem. Mas, desta vez, as assistentes sociais conseguiram identificar a cidade responsável por exportar os moradores de rua, localizada no interior. Com essas informações, elas entraram em contato com a Assistência Social do Município e articularam o retorno dos moradores. “Também informamos o Ministério Público”.

Fonte: http://www.atribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário