domingo, 1 de agosto de 2010

Censo 2010: Recenseadores vão às ruas e iniciam a pesquisa


A partir deste domingo (1º) e até 31 de outubro, mais de 190 mil recenseadores vão às ruas com a missão de visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros. O procedimento ocorre, em geral, de dez em dez anos, e vai coletar dados para o Censo 2010, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de dados para o censo se dá presencialmente, por meio de entrevistas feitas pelos recenseadores com um ou mais moradores de cada domicílio. "É uma operação absolutamente transparente e bastante trabalhosa. Serão feitas visitas exaustivas para garantir que todos os domicílios, sem exceção, sejam recenseados", diz o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

A megaoperação, que envolve cerca de 230 mil pessoas pelo país, conta, além dos recenseadores, com analistas censitários - envolvidos no planejamento do censo; e agentes censitários - responsáveis pela logística e acompanhamento da coleta de informações.

Para garantir que todas as residências fossem visitadas, o IBGE dividiu o território brasileiro em 314 mil setores, chamados setores censitários. "Durante os primeiros meses deste ano, percorremos 224 mil desses setores para catalogar todas as casas de endereçamento definido. Os setores que ainda não foram visitados são rurais ou não têm endereçamento regular. Ainda assim, eles estão mapeados e todos esses dados estarão no computador de mão usado pelo recenseador", diz Nunes.

De acordo com o IBGE, o censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o Instituto.

Como identificar os recenseadores



Colete, boné e crachá fazem parte do uniforme dos recenseadores do IBGE ao visitar os domicílios. Por isso, antes de receber alguém em sua casa, verifique a veracidade das informações.

As peças do uniforme do recenseador são devidamente identificadas com o logo do Censo 2010 e com o nome do IBGE. O agente também deve estar portando o PDA, computador de mão usado para a coleta de dados em todo o país.

Fonte:http://g1.globo.com

2 comentários:

  1. É muito bom para o Brasil fazer um levantamento...o problema é entender porque existe o imposto de renda no país...já que lá estão praticamente todas as informações que o governo quer do cidadão...pelo menos quem declara. Outra situação que pode ocorrer é de quais perguntas os recenseadores irão fazer...esperamos que não seja nada de privacidade ou sem nexo como: nível de escolaridade, profissão, nº banheiros, etc...alguns até perguntam se tem esgoto sanitário...este tipo de pergunta é responsabilidade do orgão municipal responder, até porque pagamos impostos. Esperamos que o governo tenha formulado bem as perguntas...para que os recenseadores não passem por certa humilhação.

    ResponderExcluir
  2. É meu caro Júlio César.
    A importância do Censo para o Brasil, ninguém discute, pois realmente é de grande importância (...)seus dados e estatística vão mostrar, por exemplo: onde mais o poder público precisa atuar para melhorar a vida das pessoas (...)!

    Mas, vc tem razão, tem algumas "perguntinhas" um pouco constrangedoras(...) Mas essas serão abordadas basicamente no Questionário de Amostra, que será aplicado em um numero bastante reduzido de domicilios. Enfim, as perguntas, são as que vc citou... além de outras mais(...) do tipo.

    Ah, obrig. por visitar o meu Blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir