terça-feira, 11 de maio de 2010

Semana do/a assistente social: trabalho com direitos, pelo fim da desigualdade

">
Parabéns assistente social, que trabalha para defender direitos e luta pelo fim da desigualdade. Esta é a homenagem que o Conjunto CFESS-CRESS faz a toda a categoria nesta semana em que se comemora o quinze de maio de maio, dia do/a Assistente Social. Diversos eventos estão acontecendo por todo país com a participação do Conjunto CFESS-CRESS.

O tema das comemorações deste ano é "Trabalho com direitos, pelo fim da desigualdade". Assunto mais do que importante para ser pautado, já que a classe trabalhadora do país vive a precarização das condições de trabalho, desemprego, concentração de renda e desigualdade social. Por isso, é oportuno levantar as bandeiras de luta da categoria em defesa do trabalho com direitos e pelo fim da desigualdade. Por isso, é preciso fortalecer as lutas e movimentos sociais em defesa dos interesses e necessidades sociais da classe trabalhadora.

O tema também está em sintonia com as ações que o Conjunto CFESS-CRESS vem realizando em defesa do emprego formal e com qualidade para assistentes sociais, como:

Realização do concurso e posse dos/as aprovados/as para o INSS. O CFESS continua na luta pela ampliação das vagas e pela garantia de condições de trabalho para os/as concursados/as;
Defesa com aprovação parcial de importantes Projetos de Lei, como os que estabelecem jornada semanal de 30 horas; piso salarial de sete salários mínimos e obrigatoriedade de contratação de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas;
Campanha pelo concurso público para assistentes sociais, com defesa de concurso conforme NOB/RH/SUAS, assistentes sociais na equipe dos NASF; concurso nos campo sóciojurídico e na educação;
Publicação de parâmetros de atuação nas Políticas de Assistência Social e Saúde; estamos em debate para elaboração dos Parâmetros na Área da Previdência Social e no Campo Sóciojurídico;
Realização de Seminários Nacionais para discutir o trabalho de assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na Saúde e no campo Sóciojurídico, além do Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência, que acontece em junho de 2010;
Discussão e regulamentação de temas sobre exercício profissional, na perspectiva de garantia das competências e atribuições profissionais: condições éticas e técnicas para o exercício profissional do/a assistente social (Resolução 493/2006); supervisão direta de estágio (Resolução 533/2008); práticas terapêuticas (Resolução 569/2010); atuação do assistente social na qualidade de perito judicial ou assistente técnico (Resolução 559/2009); emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntos entre assistentes sociais e outros profissionais (Resolução 557/2009); e procedimentos para efeito de lacração de material técnico-sigiloso do Serviço Social (Resolução 556/2009).

"Hoje somos aproximadamente 90 mil assistentes sociais no Brasil atuando em diferentes espaços sócio-ocupacionais, onde deparamos com inúmeras e diferentes formas de opressão e expressões da desigualdade econômica e social. Por isso homenageamos todos/as assistentes sociais que fazem do Serviço Social brasileiro uma profissão que afirma cotidianamente a luta contra a desigualdade por meio da competência técnica, do compromisso ético-político com movimentos organizados em defesa dos direitos da classe trabalhadora e de uma sociabilidade libertária e emancipadora, que supere todas as formas de exploração e opressão humanas" afirma a diretoria do CFESS, gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta, no CFESS Manifesta deste 15 de maio de 2010.

O documento, além de fazer uma homenagem especial à categoria, traz dados importantes sobre a questão do trabalho no Brasil.

Data requer ampla divulgação
Para dar visibilidade ao 15 de maio, o Conjunto CFESS-CRESS produziu uma série de materiais para serem distribuídos, como jornais, cartazes, marcadores de páginas, adesivos, entre outros, com o tema das comemorações. Além disso, em vários Estados, estão sendo divulgados outdoors e busdoor (mídia em ônibus).

Mas a novidade ficou por conta do vídeo em homenagem ao/a assistente social. A produção, de 15 segundos, será veiculada em algumas regiões do país pelos CRESS nas emissoras locais de televisão. A ideia é dar visibilidade à profissão no meio de comunicação de maior abrangência no país, que é a TV.

O vídeo está também no canal YouTube. Os/as assistentes sociais podem indicar o link para qualquer pessoa, possibilitando uma divulgação ampla do 15 de maio.

Comemorações em tom de luta
"Por acreditarmos na possibilidade histórica de construção de uma nova sociabilidade que assegure a emancipação humana, lutamos todos os dias e mais um dia para garantir e ampliar direitos; lutamos contra a exploração e opressão em todos os níveis e precisamos, cotidianamente, nos indignar e "lembrar para resistir" aos desmandos do capital", defende a diretoria do CFESS. E é com este tom que o Conselho faz sua homenagem aos/as assistentes sociais de todo o Brasil. "Com atitude crítica para avançar na luta, homenageamos a todos/as assistentes sociais brasileiros/as e convidamos para fazer do nosso dia um dia de mobilização para enfrentarmos o desafio de romper a desigualdade, denunciando todas as formas de exploração e opressão que empobrecem as potencialidades humano-genéricas".

FONTE: http://www.cfess.org.br/

Um comentário:

  1. O movimento sindical dos assistentes sociais não pode assistir isso e ficar calado!

    Nós, sindicalistas assistentes sociais, é que estamos indignados com os desmandos do capital, entranhados nas estruturas dos Conselhos para oprimir e desrespeitar os direitos dos assistentes sociais em todo o Brasil. Lutamos nós! Lutamos todos e mais um dia para mostrar à categoria que existem leis e uma Constituição que precisam ser respeitadas pela autarquia que regulamenta e fiscaliza a profissão! Lutamos nós, contra a exploração de um profissional que não tem um piso salarial e deixa em torno de 1/3 do seu salário nos cofres do Conselho! Lutamos nós para garantir e ampliar direitos nas mesas de negociação com os donos do Capital! Lutamos nós para a emancipação do profissional do Serviço Social esteja onde estiver! Cotidianamente nos indignamos e lembramos, sim, para resistir à lógica que desconstitui a organização sindical dos assistentes sociais no Brasil e reforça a desmobilização da categoria!
    Nesse 15 de maio, Dia do Assistente Social, o Sindicato dos Assistentes Sociais do RS deu de presente a toda categoria a condição de ser respeitada no seu direito constitucional pagando uma anuidade dentro da legalidade e de restituir as distorções praticadas ao longo dos últimos cinco anos!
    Garantimos o direito de pagar 2 MVR pela anuidade (R$ 97,46) e a restituição dos valores pagos a maior desde janeiro de 2004!
    Isso é lutar pelo direito e garantir a cidadania do profissional assistente social!
    Parabéns colegas, pelo nosso grande dia!
    Eliane Gerber
    Presidente Sasers

    ResponderExcluir