sexta-feira, 29 de julho de 2011

Só faltava essa!!! Carregamento de lodo é descarregado ilegalmente no Porto de Santos





Uma carga de lodo de esgoto vinda do Porto de Antuérpia, na Bélgica, com destino à Argentina, foi desembarcada ilegalmente no Porto de Santos. De acordo com informações divulgadas pelo Ibama nesta sexta-feira, o navio passava pelo Brasil quando resolveu descarregar o material, que causava mau cheiro a bordo.

Ao receber pedido para destinação da carga, a Receita Federal chamou o Ibama para verfificar o contêiner e possíveis riscos que ofereceria à saúde pública e ao meio ambiente.






Como a legislação brasileira não permite importação de resíduo com potencial risco de contaminação, o órgão ambiental concluiu que o lodo não poderia ser descarregado. A fiscalização multou a empresa transportadora e o terminal portuário onde a carga foi descarregada - o Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, operado pela Santos Brasil - em R$ 60 mil cada, ordenando ainda que a carga seja devolvida à Bélgica.

Em nota, a Santos Brasil informou que a carga não tinha como destino o Porto de Santos e seria reembarcada. Sua descarga foi uma operação provisória. Ainda de acordo com a empresa, a permanência no terminal - em caráter temporário - havia sido autorizada por autoridades portuárias.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário