terça-feira, 19 de abril de 2011

Praia Grande - SP: Criança recém-nascida é jogada no lixo


Morador de rua encontra recém-nascido em caçamba de entulho

Uma criança recém-nascida foi encontrada em uma caçamba de entulho próximo a uma escola, no Boqueirão, em Praia Grande, na noite da última segunda-feira. A menina, que tem entre 7 e 10 dias de vida, está internada no Hospital Municipal Irmã Dulce e deve receber alta em até duas semanas. Depois disso, o bebê será encaminhado imediatamente para a Casa da Criança de Praia Grande, instituição de acolhimento.

A professora Manira Lúcia Garcia prestou o primeiro atendimento ao localizar a criança. Docente na Escola Estadual Professora Maria Pacheco Nobre, localizada na Rua Guanabara, ela contou que o bebê estava roxo quando foi encontrado, mas que dava para perceber que ele ainda tinha vida.

“Quando eu peguei a criança, fiz respiração boca a boca para tentar reanimá-la", lembra. Manira conta que a menina mexeu, então, os lábios, mas não chegou a chorar.

Antes de Manira, porém, um outro personagem teve contato com a menina. Um morador de rua, que passava pelo local ouviu os gritos e acionou dois educadores da escola. Eles constataram que ali havia um bebê, envolto a um saco de lixo preto. A criança apresentava alguns arranhões, provavelmente por ter se debatido na caçamba.

A Polícia Militar chegou poucos minutos depois e encaminhou a criança para o Pronto Socorro do Quietude. De lá, o bebê foi transferido para o Hospital Irmã Dulce, onde passou a receber todos os cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, inclusive realizando exames. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da instituição, a menina passa bem.

Sem pistas

De acordo com o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Praia Grande, Carlos Cabral Cabreira, a família estendida da criança, se tiver o interesse de ficar com a menina, deve procurar a promotoria o mais rápido possível, caso contrário, o bebê será encaminhado para adoção.

“Se houver familiares, eles podem ficar tranquilos. Só a pessoa que abandona um incapaz é que pode ser responsabilizada criminalmente. Por isso, a lei privilegia a família", explica. O que a lei não determina, porém, é o prazo que se deve aguardar uma manifestação de parentes.

A Polícia investiga o caso, mas, segundo o conselheiro tutelar Carlos Eduardo Barbosa, não há qualquer pista sobre quem abandonou a criança. "Por enquanto, não tem qualquer condição de saber quem é a mãe. E nós nem podemos focar nisso. Precisamos dar o encaminhamento adequado à menina", justifica.

Fonte: http://www.atribuna.com.br

4 comentários:

  1. quero adotar essa crianca da casanba 19 93382809

    ResponderExcluir
  2. É.... O SOFRIMENTO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE ESTÃO A FLOR DA PELE.

    ResponderExcluir
  3. quero adotar essa criança angela pereira das chagas . 037 9967-5264 cidade: capitólio-Mg estou cadastrada na co marca de JEQUITINHONHa

    ResponderExcluir
  4. E as outras 6 crianças que estão com essa mulher? Como estarão? Como viverão? O bebê felizmente estará bem. Mas...E as outras? Por que ninguém fala disso?

    ResponderExcluir