domingo, 19 de dezembro de 2010

Santos - SP: o nosso Morro do Bumba


Sinto calafrios com a chuva contínua desta terça, quase verão, quando penso no Morro do Tetéu, na Caneleira (Santos). O Tetéu é o nosso potencial Morro do Bumba, relembrando a tragédia de Niterói, ocorrida no verão passado.

Uma encosta íngreme, em que uma favela serpenteando morro acima, desde a década de 90, ligou o Caminho São Jorge, no sopé, a várias comunidades conurbadas, no topo do maciço (Bela Vista, Pantanal de Cima, Vila César, Barreirinha, Vila Progresso, Balança Saia etc).

Obras executadas pelo ex-prefeito Beto Mansur, como a pavimentação da rua das Pedras (a direita na foto) e a construção da quadra de esportes (direita ao alto) induziram a ocupação a montante, no início desta década. O resultado foi desastroso, pois as ocupações se multiplicaram, sem qualquer critério técnico, e proliferaram as situações de risco.

Em setembro, a Prefeitura publicou 49 editais, notificando proprietários de moradias na área da rua das Pedras, para que desocupassem e/ou demolissem as moradias. A ação deveu-se às situações de risco, sem viabilidade de serem solucionadas com intervenções no local.

Contudo, até o momento, não se tem conhecimento de que o Município tenha oferecido qualquer alternativa habitacional às famílias de baixa renda, que permanecem por lá, penduradas pelo destino.

Fonte: http://olharpraiano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário