quinta-feira, 15 de julho de 2010

DENGUE: Baixada Santista registra a pior epidemia de dengue da história!!


A Região Metropolitanada Baixada Santista registra a pior epidemia de dengue da história. O número de casos confirmados até 29 de junho totaliza 29.079. Até então, o pior momento foi em 2002, quando a região teve 20.034 casos da doença. Os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado mostram que, apesar do período apontar para uma redução do índice de casos, por conta do inverno, as prefeituras não podem baixar a guarda em relação à doença.


Guarujá aparece em primeiro lugar da lista, com 9.005 casos. Santos está em segundo do ranking (8.030) e Praia Grande em terceiro (4.703). Depois vêm São Vicente (4.191), Cubatão (1.626), Bertioga (761), Peruíbe (519), Itanhaém (153) e Mongaguá (91).


Em Santos, a Secretaria Municipal de Saúde vai manter as ações com as 16 equipes e 185 agentes de saúde que atuam na vistoria dos imóveis. O secretário deSaúde de Santos, Odílio Rodrigues Filho, explicou que, apesar da época do ano apontar para a queda do número de casos, é nesse período que as ações precisam ser intensificadas.

"Dessa forma, no verão a situação estará mais equilibrada, com a maior parte dos eventuais pontos de criadouros eliminados", assinalou. O índice recorde de casos na região indica a necessidade de os setores permanecerem em alerta. "Nós estamos lidando com casos de reinfecção, que estão sujeitos ao estágio mais grave da dengue (hemorrágica). Isso pede uma ação preventiva intensa, para que o controle do vetor do mosquito transmissor possa acontecer de forma efetiva", complementou.

Mesmo contando com uma lei que garante o acesso do agente ao imóvel fechado, a Prefeituraainda não autuou nenhum munícipe. Segundo o secretário de Saúde de Santos, isso ainda não foi necessário. "Ainda apostamos na conscientização. As pessoas estão sendo intimadas e atendendo a nossa solicitação". A rotina de visitas dos agentes será mantida, segundo Rodrigues Filho. Estão sendo preparadas estratégias de ação para os bairros que concentram a maioria dos casos (Boqueirão, Embaré e Ponta da Praia).

Guarujá

Em Guarujá, o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio Barbosa dos Reis, garante que as ações de prevenção também serão intensificadas em função do crescimento do número de casos. A primeira providência a ser tomada será elaborar uma avaliação do nível de infestação da doença nos bairros. Núcleos como Enseada eVicente de Carvalho, próximo da área de Conceiçãozinha, já preocupam os técnicos da Vigilância Epidemiológica local.

A equipe conta com 295 agentes, incluindo funcionários da Saúde da Família, que também se integram a esse trabalho de conscientização. "O mais importante é orientar quem mora. Cada um precisa fazer a sua parte, pois senão todo o esforço feito será em vão", sentenciou Reis.

Fonte: http://www.atribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário