sábado, 22 de maio de 2010

Corpo de vereador assassinado é enterrado em Cubatão



Corpo foi velado na Câmara Municipal


Tucla estava no terceiro mandato

Sob salva de palmas e forte comoção, o corpo do vereador João Santana de Moura Villar, o Tucla (PDT), foi enterrado na manhã desta quinta-feira, no Cemitério de Cubatão. Mais de 100 pessoas, entre amigos, familiares, políticos e moradores, estiveram na cerimônia. O cortejo saiu da Câmara Muncipal, onde ocorreu o velório, e seguiu pela Avenida Nove de Abril, a principal da Cidade.

O vereador, de 52 anos, foi executado com sete tiros em plena luz do dia na rua onde morava, no Parque São Luiz, no Jardim Casqueiro, bairro de classe média do Município, na tarde de quarta-feira.

Amigos e políticos lembraram a importância de Tucla para a Cidade e lamentaram. "Perdemos um grande amigo e um grande companheiro na Câmara Municipal", disse o vereador Geraldo Guedes (PR).

"Era um batalhador, sempre da boa luta, ligado a movimentos populares. Fico perplexo com o grau de violência", afirmou o deputado estadual Antônio de Medeiros.

Já a funcionária pública Lia Maria ressaltou a dedicação do vereador. "Não tinha hora, sempre estava sorrindo e acolhendo todo mundo".

A prefeita Marcia Rosa decretou luto oficial de três dias na Cidade. Tucla estava em sua terceira legislatura na Câmara de Cubatão e chegou a ser presidente do Legislativo da Cidade. O vereador era casado e deixa dois filhos. Com a sua morte, assume a Câmara dos Vereadores de Cubatão o 1º suplente do PDT, Agnaldo Araújo.

Há pouco menos de nove meses, seu motorista Alex Renildo de Barros, 30 anos, também foi assassinado e o crime ainda não foi esclarecido.

O crime

Eram por volta das 16 horas quando Tucla saiu de casa a pé para ir comprar pão na padaria do bairro, na Rua Vereador Gigino Trombino. Ao retornar, cerca de 20 minutos depois, o parlamentar foi executado na Rua João Martins Sobrinho, a cerca de 100 metros de sua residência. Tucla foi atingido por sete tiros, efetuados por dois homens em uma moto.


Cinco tiros foram disparados na região da cabeça e dois no tórax, segundo informou o secretário municipal de Saúde de Cubatão, Vandejacson Bezerra, que acompanhou a autopsia do corpo no Instituto Médico Legal (IML), na noite de quarta-feira.

Investigação

Segundo o delegado titular do 2º DP, no Jardim Casqueiro, Paulo Roberto de Queiroz Motta, os familiares de Tucla começaram a ser ouvidos na noite de quarta-feira.

No entanto, a elucidação do caso será um desafio para a Polícia Civil. Apesar da quantidade de tiros disparados (pelo menos sete), no local do crime não foi encontrada uma cápsula sequer. O delegado requisitou as imagens da cena do homicídio registradas pela imprensa.

Atentados

Este é o segundo crime contra políticos de Cubatão este ano. Há dois meses, o médico cardiologista e ex-vereador de Cubatão, Anis Rahal Maluf, de 60 anos, foi executado com um tiro no peito quando dirigia seu automóvel na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá).

Após ser baleado, Maluf perdeu o controle do veículo e colidiu duas vezes. Na primeira, o carro bateu a lateral dianteira direita na parede do mesmo lado do túnel da rodovia, perdendo uma calota. Em seguida, atingiu a parede esquerda do túnel com a parte frontal, do mesmo lado.

As batidas não foram de grande impacto, apesar de a segunda ter amassado a roda esquerda dianteira.

Ainda na Cidade, há quase nove anos, o ex-prefeito Clermont Castor foi vítima de um atentado. Um criminoso disparou duas vezes em direção ao seu veículo. Clermont foi atingido e ainda carrega no corpo um dos projéteis.

O assassinato de Tucla acontece quase 45 anos depois da execução do ex-prefeito de Cubatão, Abel Tenório. O crime ocorreu em 23 de maio de 1964.

Histórico

O ex-vereador era formado em Administração de Empresas pela Fundação Lusíada e tinha pós-graduação em Administração Pública e Governo pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Tucla candidatou-se pela primeira vez ao cargo em 1992, obtendo 305 votos, ficando na primeira suplência do partido (PTB). Participou da administração do ex-prefeito Passarelli como Gerente da Criança. Em 1996, ficou novamente como primeiro suplente obtendo 626 votos.

Em 2000 veio o primeiro mandato. Elegeu-se com 777 votos e foi o único vereador do seu partido (PFL). Em 2001 foi convidado e aceitou ser o líder do governo Clermont, com quem rompeu no mesmo ano. Em 2004 foi reeleito com 1.214 votos e em 2008 recebeu 1.993 votos (PDT). Tucla exerceu o cargo de presidente da Casa no último biênio. Com informações de Thiago Macedo.

FONTE: http://www.atribuna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário